quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Projeto

O Projeto Sacola Cena Ambiental traz para o Jardim Botânico uma ocupação coletiva que busca refletir, experimentar, trocar saberes e expressões através do meio ambiente e da cultura. Durante quatro dias o público poderá assistir à peças de teatro, palestras, shows, filmes, manifestações circenses, cultura popular, cinema e oficinas. A proposta para essa ocupação permite a troca coletiva vivenciada em um espaço natural, relacionando questões ambientais e expressões culturais.

Um  grande encontro  à céu aberto! Inaugurar um ambiente que possa se emaranhar na cultura do cerrado, nas suas infinitas ramificações, nos seus ínfimos recortes, em suas curvas secas e vastas chuvas. Sacola Cena Ambiental pretende ter como paisagem o contorno da natureza que nos beira, deixando que a organicidade de nossa cidade abrace o conteúdo e a expressão presentes nesse projeto experimental. Procuramos trazer a festa e a comemoração para o dia, incitar o debate aberto sobre as questões ambientais clarificadas à luz do sol, observando a exuberância de nossa terra e da nossa cultura, compactuando com o saber e com a política que há nela, adentrando a noite para um universo de experimentação e sabedoria. O desejo do projeto é permitir que ambientes como o Jardim Botânico possam ser ocupados pelo coletivo, por uma comunidade que queira vivenciar a cultura e o meio ambiente como uma área de criação e troca. 

O projeto deseja criar um ambiente aberto para aqueles que pretendem instaurar territórios que distribuam o conhecimento de forma horizontal, perpassando diversas áreas e as conectando entre si.  A ocupação do Jardim Botânico dialoga com a possibilidade de educação a partir da terra e da cultura, o diálogo político através de questões ambientais e a experimentação artística através de oficinas e criações coletivas. O projeto reúne artistas da cidade para um encontro entre estes e o público, reunindo também pessoas que trabalham com questões ambientais, convidando o público geral a usufruir e desfrutar deste encontro promovido pelo Jardim Botânico e o Teatro da Sacola. 

A região do Jardim Botânico  foi tardiamente reconhecida como Região Administrativa (R.A.-XVII), estando ainda em processo de formação no que diz respeito aos eventos que possam contribuir com o movimento cultural e a troca coletiva neste ambiente . A iniciativa de criar um ponto de encontro que possa dar sustentabilidade cultural e ambiental para a comunidade, se desdobra em novas e outras formas em busca da expressividade desta região. A revitalização do espaço do Jardim Botânico como uma área disposta a celebrar a natureza e a convivência, a troca e a manifestação artística, são ideias que movem o projeto Sacola Cena Ambiental. Procurando fomentar as atividades e a movimentação da  R.A., assim como sua visibilidade e encontro com a comunidade de outras R.A.’ s, convocamos o público geral para estar presente fazendo parte da programação através de uma convocatória aberta.

Repercutindo na cena cultural e ambiental de todo o Distrito Federal,  o projeto quer solidificar o diálogo entre os artistas, palestrantes e oficineiros  da capital e convidá-los a expor para o público os seus trabalhos e suas questões, contribuindo para uma cena coletiva com uma vivência imersiva no cerrado. A programação, composta de diversas e variadas oficinas, apresentações e palestras, pretende dialogar a cultura e a saúde do ser humano e da terra. A intersecção entre o conhecimento que abrange as questões ambientais e culturais articulam-se por meio da expressão do homem e da natureza, conectando-as enquanto expressões complementares que compõem, em um mesmo movimento, a arte da vida

Considerando essa proximidade entre arte e natureza, o projeto pretende levar adiante as infinitas formas e particularidades que cada elemento da paisagem natural e humana compõe na sua  expressão de vida. Por isso o Projeto Sacola Cena Ambiental promove um encontro artístico e ambiental  à céu aberto, celebrando a junção da arte e da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário